C.A. FUTSHOW

ESCOLINHA CLEBER ALVES FUTEBOL SHOW

Data de Fundação: 23/01/2014

Professor responsável: Cleber Alves – CREF: 5436-G/DF

Prof. Luiz Carlos Felipe José

Estagiário: Carlos Lucas / Bryan Michel / João Paulo / Marcus Vinicius

Local: SESC CEILÂNDIA

Dia das Aulas:

Sábados: Horário: 8h20 as 11h40 – Categorias: 5 a 7 anos (8h10-09h50)  –  08 a 12 anos (10h10- 11h50)

Terças e Quintas: Horário: 19h as 20h50  – Categorias: 5 a 7 anos ( 19h – 19h50) – 08 a 12 anos ( 20h – 20h50)

Contato:

Telefone: (061)9208.3438

Email: [email protected]

[email protected]

Instagram: cleberalvesfutshow

Facebook: [email protected]

 

Plano Pedagógico

Síntese

Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade.

Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. Temos no caso o futsal e o futebol, uma paixão nacional, além da profissão de professor que fascina as crianças, proporcionando assim subsídios para seu desenvolvimento como cidadão.

Justificativa

O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futsal e futebol society, como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

Introdução

O Intuito da escolinha, cujo grande objetivo é contribuir, de forma eficaz, no processo de inclusão social das crianças e adolescentes por meio da prática esportiva, destaca-se pela importância do esporte para a formação e desenvolvimento de valores humanos fundamentais indispensáveis ao pleno desenvolvimento das atitudes físicas, intelectuais e morais do ser humano, em função da melhoria de sua qualidade de vida. Destaca ainda o papel do esporte para a aproximação das pessoas, para o cultivo da solidariedade e da fraternidade, o respeito e a compreensão recíprocos.

Tornando-se mais incluso e democrático, o esporte combate o ócio, que leva, entre outros males, à criminalidade e ao uso de drogas.

Pressupostos Teórico-Metodológicos

Conhecimento

A escolinha C.A Futebol Show, tem seus pressupostos fundamentados numa reflexão da realidade dos projetos esportivos no Brasil, vinculados ao contexto histórico cultural. Neste sentido, consideramos que a sociedade atual tem constantemente buscado atender as necessidades, cada vez mais crescentes, de crianças e jovens por uma educação inovadora que permita a formação concreta e participante. Neste sentido, RIBEIRO e MACIEL (2003) afirmam que a educação no Brasil tem alimentado discussões no meio acadêmico, político e social na busca de respostas às necessidades educativas e formativas frente às transformações vividas pela sociedade como um todo. Reformas, inovações, tendências, produção acadêmica, formação docente, escolarização, entre outros, têm sido objeto de estudo, com vistas à melhoria da qualidade da educação.

Assim, de acordo com estes aspectos sociais e observando as necessidades de crianças e jovens geradas pela sociedade brasileira, a proposta da escolinha, é oportunizar a desmontagem do conhecimento para a renovação da própria visão de mundo do indivíduo e do ser social que ele representa.

Educação

Assim, a escolinha tem como alicerce que atividades esportivas como educação seja qual for e onde for (na escola, na escola especializada ou no clube), é bom quando os princípios (modos de pensar) encaminham métodos (modos de agir) suficientemente adequados para que o aprendizado de dentro da quadra e do campo.

Define-se como contexto sócio-histórico e cultural como um espaço de interação e de confluência das estruturas sócio-político-econômicas e culturais nos níveis global e local em que os sujeitos, de forma crítica, possam integrar em contextos mutantes, em benefício de uma coletividade. Define-se como contexto sócio-histórico e cultural como um espaço de interação e de confluência das estruturas sócio-

Ciência

Para a escolinha, ciência é o conjunto de experiências que através de métodos, normatizados ou não, produzem conhecimentos específicos e pontuais. O principal objetivo desta “ciência” como forma de conhecimento aqui colocada, é a busca da melhoria, na prática, de atividades que promovam e produzam o crescimento humano de forma integral.

Mas se a ciência é uma das formas de conhecimento, ela é, indubitavelmente, entre toda a forma mais valorizada e por isso privilegiada de conhecimento. Por isso, socialmente a ciência impõe-se não tanto pelo que ela é, mas, sobretudo pelo que faz e permite fazer, isto é, ela é socialmente reconhecida pelas suas consequências, bem visíveis no quotidiano do homem, permitindo-lhe agir eficazmente sobre as coisas, controlá-las e dominá-las.

Esporte

O esporte é, sem dúvida, o fenômeno cultural que sofreu maiores transformações neste século. Desde a sua criação, como esporte moderno pelos ingleses no século passado, até os dias de hoje, o esporte evoluiu na sua gestão, métodos de treinamento, tipos e modalidades esportivas, assim como adaptou às suas formas prático-organizativas com o objetivo de torná-lo acessível a todos os grupos da população que desejassem praticá-lo. O esporte não existe mais o singular – esporte de competição – mas sim existe no plural, haja vista as diversas manifestações desta prática em nossa sociedade – esporte para o tempo livre e lazer; esporte escolar; esporte adaptado ou para o portador de deficiência.

Hoje, o esporte e a prática regular de atividades físicas são vistos como instrumentos de desenvolvimento humano e de melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade, devendo ser assegurados a todas as pessoas, independente de idade, de gênero ou de raça.

Competências como a de “saber ser” e “saber estar” (MESQUITA, 1997) resgatam a educação e o comportamento requeridos dos indivíduos na sociedade atual.

Processo de ensino-aprendizagem-treinamento

O profissional atuante na área da educação, em suas diversas manifestações, deve ser um sujeito participativo e reflexivo, colocando-se no lugar do aluno para entender o processo que está ocorrendo, compreender como o aluno é, quais modificações estão sendo realizadas em seu meio com a participação na Escolinha. Deve estabelecer, assim, um ambiente motivador para oferecer ao aluno uma aprendizagem que seja significativa e que propicie uma relação de trocas, pois parafraseando FREIRE (1996), o ensino é um constante ensinar aprendendo e aprender ensinando, é um ir e vir de conhecimento gerado no momento da relação professor/aluno, professor/pais.

Desta forma, com a contextualização do conteúdo o aluno tem maior facilidade de relacionar-se com o profissional que oportuniza a exposição de suas ideias sem restrições. Por meio da relação professor/aluno se transmite o conhecimento e se privilegia a aprendizagem do aluno através do professor e do professor através da reflexão que o aluno lhe permite.

Além de todas as atribuições que lhe cabem, o professor ainda deve ser observador e ouvinte para perceber a vivência do aluno e as experiências que ele traz à aula.

Objetivo Geral

A Escolinha Cleber Alves Futebol Show, tem como objetivo geral viabilizar a formação integral do ser humano, por meio da educação, saúde, cultura e esporte, potencializando talentos e estimulando o indivíduo cidadão à busca da qualidade de vida e da sua realização.

Objetivos Específicos

Desenvolver um trabalho em grupo voltado para formação da cidadania, educação e qualidade de vida de crianças e jovens;

Oportunizar a crianças e jovens a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas regulares;

Promover a formação física e cognitiva de crianças e jovens, além de estimular o desenvolvimento físico e intelectual individual e coletivo através da prática de atividade física;

Capacitar a criança e o jovem para a prática desportiva em equipe, no âmbito competitivo, saudável e natural;

Fomentar o desenvolvimento de possíveis atletas, contribuindo para o descobrimento de novos talentos.

Público-Alvo

Crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre 5 a 17 anos, regularmente matriculados exclusivamente na unidade do SESC Ceilândia

 

APOIO:

 

 

 

Leagues
Candanguinha SUB 09 – Grupo A, SUB 07 – Grupo C, SUB 09 – Grupo A vs B, SUB 11 – Grupo C, SUB 13 – Grupo AvsE, SUB 15 – Grupo A, SUB 17 – Grupo B
Temporadas
XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL, VIII Copa Candanguinha de Futsal

Coach Clebinho

Nacionalidade
bra Brasil
Time Atual
C.A. FUTSHOW

SUB 09 – Grupo A vs B

PosClubeJVEDGPGCSGPts
100000000
100000000
100000000
100000000
100000000
100000000

SUB 15 – Grupo A

PosClubeJVEDGPGCSGPts
100000000
100000000
100000000
100000000

SUB 11 – Grupo C

PosClubeJVEDGPGCSGPts
100000000
100000000
100000000
100000000

Sub 13 – Grupo AvsE

PosClubeJVEDGPGCSGPts
100000000
100000000
100000000
100000000
100000000
100000000

SUB 17 – Grupo B

PosClubeJVEDGPGCSGPts
100000000
100000000
100000000
100000000
100000000

SUB 07 – Grupo C

PosClubeJVEDGPGCSGPts
100000000
100000000
100000000
100000000

Candanguinha – Sub 09 – Grupo A

PosClubeJVEDGPGCSGPts
100000000
100000000
100000000
100000000