C.A. FUTSHOW

ESCOLINHA CLEBER ALVES FUTEBOL SHOW

Data de Fundação: 23/01/2014

Professor responsável: Cleber Alves – CREF: 5436-G/DF

Prof. Luiz Carlos Felipe José

Estagiário: Carlos Lucas / Bryan Michel / João Paulo / Marcus Vinicius

Local: SESC CEILÂNDIA

Dia das Aulas:

Sábados: Horário: 8h20 as 11h40 – Categorias: 5 a 7 anos (8h10-09h50)  –  08 a 12 anos (10h10- 11h50)

Terças e Quintas: Horário: 19h as 20h50  – Categorias: 5 a 7 anos ( 19h – 19h50) – 08 a 12 anos ( 20h – 20h50)

Contato:

Telefone: (061)9208.3438

Email: [email protected]

[email protected]

Instagram: cleberalvesfutshow

Facebook: [email protected]

 

Plano Pedagógico

Síntese

Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade.

Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. Temos no caso o futsal e o futebol, uma paixão nacional, além da profissão de professor que fascina as crianças, proporcionando assim subsídios para seu desenvolvimento como cidadão.

Justificativa

O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futsal e futebol society, como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

Introdução

O Intuito da escolinha, cujo grande objetivo é contribuir, de forma eficaz, no processo de inclusão social das crianças e adolescentes por meio da prática esportiva, destaca-se pela importância do esporte para a formação e desenvolvimento de valores humanos fundamentais indispensáveis ao pleno desenvolvimento das atitudes físicas, intelectuais e morais do ser humano, em função da melhoria de sua qualidade de vida. Destaca ainda o papel do esporte para a aproximação das pessoas, para o cultivo da solidariedade e da fraternidade, o respeito e a compreensão recíprocos.

Tornando-se mais incluso e democrático, o esporte combate o ócio, que leva, entre outros males, à criminalidade e ao uso de drogas.

Pressupostos Teórico-Metodológicos

Conhecimento

A escolinha C.A Futebol Show, tem seus pressupostos fundamentados numa reflexão da realidade dos projetos esportivos no Brasil, vinculados ao contexto histórico cultural. Neste sentido, consideramos que a sociedade atual tem constantemente buscado atender as necessidades, cada vez mais crescentes, de crianças e jovens por uma educação inovadora que permita a formação concreta e participante. Neste sentido, RIBEIRO e MACIEL (2003) afirmam que a educação no Brasil tem alimentado discussões no meio acadêmico, político e social na busca de respostas às necessidades educativas e formativas frente às transformações vividas pela sociedade como um todo. Reformas, inovações, tendências, produção acadêmica, formação docente, escolarização, entre outros, têm sido objeto de estudo, com vistas à melhoria da qualidade da educação.

Assim, de acordo com estes aspectos sociais e observando as necessidades de crianças e jovens geradas pela sociedade brasileira, a proposta da escolinha, é oportunizar a desmontagem do conhecimento para a renovação da própria visão de mundo do indivíduo e do ser social que ele representa.

Educação

Assim, a escolinha tem como alicerce que atividades esportivas como educação seja qual for e onde for (na escola, na escola especializada ou no clube), é bom quando os princípios (modos de pensar) encaminham métodos (modos de agir) suficientemente adequados para que o aprendizado de dentro da quadra e do campo.

Define-se como contexto sócio-histórico e cultural como um espaço de interação e de confluência das estruturas sócio-político-econômicas e culturais nos níveis global e local em que os sujeitos, de forma crítica, possam integrar em contextos mutantes, em benefício de uma coletividade. Define-se como contexto sócio-histórico e cultural como um espaço de interação e de confluência das estruturas sócio-

Ciência

Para a escolinha, ciência é o conjunto de experiências que através de métodos, normatizados ou não, produzem conhecimentos específicos e pontuais. O principal objetivo desta “ciência” como forma de conhecimento aqui colocada, é a busca da melhoria, na prática, de atividades que promovam e produzam o crescimento humano de forma integral.

Mas se a ciência é uma das formas de conhecimento, ela é, indubitavelmente, entre toda a forma mais valorizada e por isso privilegiada de conhecimento. Por isso, socialmente a ciência impõe-se não tanto pelo que ela é, mas, sobretudo pelo que faz e permite fazer, isto é, ela é socialmente reconhecida pelas suas consequências, bem visíveis no quotidiano do homem, permitindo-lhe agir eficazmente sobre as coisas, controlá-las e dominá-las.

Esporte

O esporte é, sem dúvida, o fenômeno cultural que sofreu maiores transformações neste século. Desde a sua criação, como esporte moderno pelos ingleses no século passado, até os dias de hoje, o esporte evoluiu na sua gestão, métodos de treinamento, tipos e modalidades esportivas, assim como adaptou às suas formas prático-organizativas com o objetivo de torná-lo acessível a todos os grupos da população que desejassem praticá-lo. O esporte não existe mais o singular – esporte de competição – mas sim existe no plural, haja vista as diversas manifestações desta prática em nossa sociedade – esporte para o tempo livre e lazer; esporte escolar; esporte adaptado ou para o portador de deficiência.

Hoje, o esporte e a prática regular de atividades físicas são vistos como instrumentos de desenvolvimento humano e de melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade, devendo ser assegurados a todas as pessoas, independente de idade, de gênero ou de raça.

Competências como a de “saber ser” e “saber estar” (MESQUITA, 1997) resgatam a educação e o comportamento requeridos dos indivíduos na sociedade atual.

Processo de ensino-aprendizagem-treinamento

O profissional atuante na área da educação, em suas diversas manifestações, deve ser um sujeito participativo e reflexivo, colocando-se no lugar do aluno para entender o processo que está ocorrendo, compreender como o aluno é, quais modificações estão sendo realizadas em seu meio com a participação na Escolinha. Deve estabelecer, assim, um ambiente motivador para oferecer ao aluno uma aprendizagem que seja significativa e que propicie uma relação de trocas, pois parafraseando FREIRE (1996), o ensino é um constante ensinar aprendendo e aprender ensinando, é um ir e vir de conhecimento gerado no momento da relação professor/aluno, professor/pais.

Desta forma, com a contextualização do conteúdo o aluno tem maior facilidade de relacionar-se com o profissional que oportuniza a exposição de suas ideias sem restrições. Por meio da relação professor/aluno se transmite o conhecimento e se privilegia a aprendizagem do aluno através do professor e do professor através da reflexão que o aluno lhe permite.

Além de todas as atribuições que lhe cabem, o professor ainda deve ser observador e ouvinte para perceber a vivência do aluno e as experiências que ele traz à aula.

Objetivo Geral

A Escolinha Cleber Alves Futebol Show, tem como objetivo geral viabilizar a formação integral do ser humano, por meio da educação, saúde, cultura e esporte, potencializando talentos e estimulando o indivíduo cidadão à busca da qualidade de vida e da sua realização.

Objetivos Específicos

Desenvolver um trabalho em grupo voltado para formação da cidadania, educação e qualidade de vida de crianças e jovens;

Oportunizar a crianças e jovens a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas regulares;

Promover a formação física e cognitiva de crianças e jovens, além de estimular o desenvolvimento físico e intelectual individual e coletivo através da prática de atividade física;

Capacitar a criança e o jovem para a prática desportiva em equipe, no âmbito competitivo, saudável e natural;

Fomentar o desenvolvimento de possíveis atletas, contribuindo para o descobrimento de novos talentos.

Público-Alvo

Crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre 5 a 17 anos, regularmente matriculados exclusivamente na unidade do SESC Ceilândia

 

APOIO:

 

 

 

Leagues
COPA IND. SUB 07 B, COPA IND. SUB 11 B, Sub 08 – B, Sub 10 – C, Sub 12 – C
Temporadas
COPA INDEPENDÊNCIA, XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Resultados

COPA IND. SUB 11 B
COPA INDEPENDÊNCIA

COPA IND. SUB 11 B
COPA INDEPENDÊNCIA

COPA IND. SUB 07 B
COPA INDEPENDÊNCIA

COPA IND. SUB 11 B
COPA INDEPENDÊNCIA

COPA IND. SUB 07 B
COPA INDEPENDÊNCIA

COPA IND. SUB 07 B
COPA INDEPENDÊNCIA

Sub 08 – B
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 10 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 12 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 08 – B
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 10 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 10 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 08 – B
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 12 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Sub 12 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

VIII Copa Candanguinha de Futsal

VIII Copa Candanguinha de Futsal

VIII Copa Candanguinha de Futsal

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL

C.A. FUTSHOW – Elenco Sub 15

C.A. FUTSHOW – Elenco Sub 09

C.A. FUTSHOW – Elenco Sub 07

C.A. FUTSHOW – Elenco Sub 09 - Candanguinha

C.A. FUTSHOW – Elenco Sub 17

C.A. FUTSHOW – Elenco Sub 13

C.A. FUTSHOW – Elenco Sub 11