SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER DO DISTRITO FEDERAL APOIA A LIGA CANDANGA

No ano de 2019, assim como parcerias celebradas em anos anteriores, a Liga Candanga e a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal trabalham juntos pelo fortalecimento do futsal de Brasília. Segue abaixo o Relatório final da parceria firmada:

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

I – DADOS DA PARCERIA

OSC: LIGA CANDANGA DE FUTSAL DO DISTRITO FEDERAL

TÍTULO DA PARCERIA: XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

Nº PROCESSO: 18/2019

Nº INSTRUMENTO DE PARCERIA: XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL

VIGÊNCIA: 23 de setembro à 06 de dezembro de 2019

VALOR REPASSADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: R$ 79.874,54

 

II – INTRODUÇÃO

A Responsabilidade Social tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. Isso inclui também a comunidade na qual atua, o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia. Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes. A Liga Candanga de Futsal do Distrito Federal tem se destacado no ramo esportivo pelo apoio que tem dado às equipes de futsal da cidade. Além de contribuir socialmente para o Esporte, tem sua marca estampada em competições esportivas do mais alto nível. Pelo retorno que traz – em termos de reconhecimento (imagem) e melhores condições de competir no mercado, além de contribuir substancialmente para o futuro do país –, este tipo de investimento vem crescendo muito no Brasil. Ainda não é significativo o número de grandes e médias empresas que se preocupam com este tipo de trabalho, mas buscamos a excelência na organização de eventos para mudar isto. O negócio baseado em princípios socialmente responsáveis não só cumpre suas obrigações legais como vai além. Tem por premissa relações éticas e transparentes, ganhando assim condições de manter o melhor relacionamento com parceiros e fornecedores, clientes e funcionários, governo e sociedade. Ou seja: quem aposta em responsabilidade e diálogo vem conquistando mais clientes e o respeito da sociedade. É verdade que muitas micro e pequenas empresas já contribuem para a melhoria das comunidades nas quais estão presentes. Mas esta deve ser uma postura sistemática, para enraizar valores como a solidariedade em nosso meio social. No último semestre, em sua 30ª edição, 2 mil atletas divididos em 16 categorias participaram do Campeonato. Ginásios cheios para acompanharem as partidas. Familiares e torcida organizada apoiando suas equipes. Árbitros da mais alta qualidade proporcionaram a melhor arbitragem que um torneio desse porte pode ter. O público, embora seja rotativo, chegou aproximadamente 6500 pessoas. Enfim, vários são os motivos que tornam os eventos esportivos organizados pela Liga Candanga, eventos invejáveis, devendo-se ressaltar que apesar de ter se agigantado o torneio não perdeu a sua característica e ideia principal: O de proporcionar o reencontro de amigos e familiares que se dirigem para o local onde o evento se realiza.

 III – DEMONSTRAÇÃO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

AÇÕES DESENVOLVIDAS:

A Copa Candanga de futsal é uma competição amadora de futebol de salão e conta com escolinhas de futsal, clubes e escolas de todo o Distrito Federal e entorno. Participam da competição crianças a partir de 4 anos de idade. A competição gera emprego direto e indireto em vários setores do comércio, como vendedores ambulantes, lanchonetes em geral, empresas de transportes, uniformes e materiais esportivos diversos; além das pessoas que trabalham diretamente do evento, sejam atuando como partícipes ou na organização, como técnicos e professores das equipes, árbitros, anotadores, cronometrista, delegados de jogo, fotógrafos, coordenadores, supervisores e apoios de uma forma geral.

Foram disputadas 13 categorias, como previstas no plano de trabalho.

As instituições participantes foram:

  • ABARKA – SOBRADINHO
  • AJAX – CRUZEIRO, SUDOESTE E EXTRUTURAL
  • ALEX FUTFSA – FORMOSA
  • ALLEGRO – P. NORTE
  • BARBOSA – P. SUL
  • FUTART – GUARÁ
  • BRASÍLIA FUTSAL – GUARÁ/TAGUATINGA/RIACHI FUNDO/RIACHI FUNDO II/ CEILÂNDIA
  • A. FUTSHOW – CEILÂNDIA
  • CHUTE CERTO – P. SUL
  • CID CEI SUL – CEILÂNDIA SUL
  • COLÉGIO BATISTA – ASA SUL
  • DRIBLES SPORTS – GUARÁ E SUDOESTE
  • F 10 FUTSAL – RECANTO DAS EMAS
  • G 12 FUTSAL – PARANOÁ
  • GOL DE PLACA – RIACHO FUNDO, VICENTE PIRES
  • IATE CLUBE – PLANO PILOTO
  • JAGUAR – GUARÁ
  • JUVENTIDE DF – ÁGUAS CLARAS
  • LAERTE – SOBRADINHO
  • M7 FUTSAL – SÃO SEBASTIÃO
  • NOVA GERAÇÃO – RIACHO FUNDO
  • PROJEÇÃO – TAGUATINGA
  • RAÇA – SANTA MARIA E VALPARAISO
  • SHALKE 12 – SAMAMBAIA
  • TAGUATINGA – TAGUATINGA
  • TOQUE DE CRAQUE – CEILÂNDA
  • VIZINHANÇA – PLANO PILOTO

 

Os Ginásios utilizados foram:

  • Ginásio da Guariroba: N QNN 16 – Ceilândia, Brasília – DF, 72215-065
  • Ginásio do Cruzeiro: Cruzeiro Novo Q. 811 – Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília – DF, 70297-400
  • Colégio Batista – Asa Sul: Conjunto D – Avenida WS Sul, Sgas 905 – Brasília, DF, 70390-050
  • Colégio Projeção – Taguatinga Norte:E.n.5 e 6 – Setor C Norte – Taguatinga Norte, Brasília – DF, 72115-700
  • Ginásio de esportes do Riacho Fundo I: Riacho Fundo I QN 7 – Riacho Fundo I, Brasília – DF, 70297-400
  • Ginásio de Sobradinho: Q 2 AE 03 – Sobradinho, Brasília – DF
  • Ginásio Municipal Setor Parque Laguna II – Formosa-GO: Antônio Pereira de Araújo, 157 – Parque Laguna II, Formosa – GO, 73814-220, Brasil
  • Centro Educacional Sagrada Família – Asa Sul: de Grandes Áreas Norte 906 Lote C – Brasília, DF, 70790-060
  • Colégio La Salle Brasilia: Quadra 906 Conjunto E Condomínio da Sgas Conj. B Bloco D – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-060
  • Minas Brasília Tênis CLube: Setor de Clubes Norte, Trecho 03, Conjunto 06 – Asa Norte, Brasília – DF, 70800-130
  • Ginásio do Cave – Guará II: Guará II QE 25 – Guará, Brasília – DF, 70297-400
  • Iate Clube de Brasília: Setor de Clubes Esportivos Norte Trecho 2 Conjunto 4 – Asa Norte, Brasília – DF, 70800-120

Os jogos que eram realizados entre segunda e sexta-feira começavam as 19h30 e terminavam por volta das 22h. Eram realizados de 3 a 4 jogos por noite.

Os jogos dos fins de semana começavam por volta das 08h e por vezes terminavam as 22h. Por várias vezes ocorreram jogos em 2 ou até 3 locais simultaneamente, conforme as tabelas enviadas a SEL.

Em quatro situações, os jogos precisaram ser remarcados. Em duas situações o motivo foi por indisponibilidade do local, ou seja, o proprietário/administrador do espaço, mesmo após ter cedido o espaço, recuou na cessão, impossibilitando que os jogos daquele dia pudessem ser feitos. Uma vez foi adiado por queda de emergia no local e uma outra vez foi adiado por ocasião de um atleta de uma equipe ter sido roubado e agredido por vândalos. Em todos os casos os jogos foram remarcados e avisados a SEL.

 

PÚBLICO ATINGIDO:

ATLETAS: 3051

TODOS OS ATLETAS SÃO CADASTRADOS NO SITE: EM ANEXO, PRINT DA TELA DO ADMINISTRADOR DO SITE, INFORMANDO O NÚMERO DE ATLETAS CADASTRADOS

COMISSÃO TÉCNICA: 109

TODOS OS MEMBROS DE COMISSÃO TÉCNICA SÃO CADASTRADOS NO SITE: EM ANEXO, PRINT DA TELA DO ADMINISTRADOR DO SITE, INFORMANDO O NÚMERO TÉCNICOS E AUXILIARES CADASTRADOS

TORCEDORES E PÚBLICO EM GERAL: MÉDIA DE 30 PESSOAS POR JOGO, OU SEJA, APROXIMADAMENTE 9750 PESSOAS NO GERAL. NAS FASES FINAIS, O PÚBLICO SE CONCENTRA PARA ASSISTIR MAIS JOGOS. O PÚBLICO CHEGA A SER DE APROXIMADAMENTE 500 PESSOAS POR JOGO.

Nos jogos da Liga Candanga, não há venda de ingressos e nenhum tipo de bilheteria ou controle de pessoas para acesso aos locais de jogos. Com exceção dos clubes e escolas particulares que exigem a documentação de cada pessoa que adentra aos espaços, nos demais locais, as portas são abertas para as pessoas irem e virem. Embora seja um dado importante, é impossível para esta organização informar com precisão exata o número de pessoas que assistem aos jogos. Trata-se muitos jogos e o público é muito rotativo. Eles chegam, assistem os jogos que interessam; normalmente famílias assistindo os jogos de seus filhos. Acabam os jogos e já vão embora e um novo grupo chega para assistir os jogos subsequentes.  Raros são os locais públicos onde a gerência se importa em fazer uma análise de público para justificar por exemplo o uso da energia e o consumo de água. Os delegados de jogos fazem um relatório para a presidência da liga informando dentre vários situações a média de público para os jogos realizados na ocasião. Encaminharei em anexo, um desses relatórios para apreciação da SEL.

 

GRAU DE SATISFAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

RESULTADO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO REALIZADA NO SITE ESTÁ NO ANEXO

 

CUMPRIMENTO DAS METAS

Metas (Qualitativas) Indicador Parâmetro(s) para aferição de cumprimento das Metas
1. Contribuir para o desenvolvimento das categorias de base do futsal de Brasília Desempenho na competição Análise estatística de desempenho
OBSERVAÇÕES ACERCA DA META 1
EM ANEXO, AS PLANILHAS COM OS DADOS ESTATÍSITICOS/DESEMPENHO DE TODAS AS CATEGORIAS
 
2. Consolidar-se como uma das competição de futsal mais importantes de Brasília Índice de satisfação Pesquisa de opinião a ser realizada no site da Liga Candanga. O Site é: www.ligacandangadefutsal.com.br
OBSERVAÇÕES ACERCA DA META 2
O RESULTADO DA PESQUISA ESTÁ DESCRITA NO ÍTEM B1
Metas (Quantitativas) Indicador Parâmetro(s) para aferição de cumprimento
 
3. Realizar 300 jogos na competição com equipes do DF e entorno Apresentar as súmulas e ficha de inscrição de cada equipe Conferência via súmula dos jogos realizados.

Recibo assinado do serviço prestado

Fotos, vídeos e clipping dos jogos

OBSERVAÇÕES ACERCA DA META 3
EM ANEXO, ALGUMAS SÚMULAS UTILIZADAS NOS JOGOS. FOTOS E CLIPPING DA COMPETIÇÃO
 
4. Realizar a premiação individual e coletiva para os 2 primeiros colocados de cada categoria. Premiar as equipes classificadas em 1º e  2º, lugar com troféus e os atletas com medalhas. Nota fiscal da compra da premiação e foto dos premiados.
OBSERVAÇÕES ACERCA DA META 4
EM ANEXO, NOTA FISCAL DA COMPRA DA PREMIAÇÃO E ALGUMAS FOTOS DOS PREMIADOS.
 
5. Realizar a premiação individual para os destaques da competição:

-13 Artilheiros

-13 Goleiros

-13 Técnicos

-10 destaques individuais das 13 categorias (total de 130 atletas).

 

Premiar os destaques da competição, que serão: Artilheiros, melhores goleiros, melhores atletas e melhores técnicos (ao fim de cada jogo, a equipe de arbitragem e o delegado de jogo elegem os melhores jogadores do jogo. Ao fim da competição é feita a contagem dos votos e os melhores são premiados. Assim como os técnicos) Nota fiscal da compra da premiação e foto dos premiados.
OBSERVAÇÕES ACERCA DA META 5
EM ANEXO, NOTA FISCAL DA COMPRA DA PREMIAÇÃO E ALGUMAS FOTOS DOS PREMIADOS.
 
6. Realizar a contratação de equipe de trabalho:

* 1 Coordenador

* 1 Fotógrafo

* 4 Apoios

* 2 Secretários

* 1 Delegado de jogo.

Contratação de profissionais para atuarem na organização do evento. Recibo assinado pelos profissionais.
OBSERVAÇÕES ACERCA DA META 6
Apresentar recibos assinados dos profissionais contratados..

 

BENEFÍCIOS E IMPACTOS GERADOS PELA PARCERIA

O impacto e os benefícios são enormes. Além de toda a parte esportiva que é evidenciada como a melhora do nível técnico dos atletas e dos técnicos que cada vez mais procuram um aperfeiçoamento; melhora no quesito estrutura da equipes, que estão cada vez mais bem vestidas, com equipamentos de alto nível em seus treinamentos e cada vez mais organizadas, podemos perceber uma significativa melhoria no que tange ao comportamento social de todas as pessoas envolvidas. O respeito entre os atletas e torcidas melhorou bastante. Ainda existem alguns episódios lamentáveis proferidos por algumas pessoas descontroladas e mal intencionadas, mas no contexto geral, o comportamento é bom e tem melhorado ao longo dos anos. A parceria firmada entre Liga Candanga e SEL já vem de longa data e por este motivo temos segurança em dizer que a secretaria de esportes cumpre o seu papel de fomentadora, organizadora e formadora do esporte apoiando a Liga Candanga. Esse elo sempre foi forte e se torna cada dia mais importante para o cenário do futsal, especificamente falando, de Brasília. A competição já se tornou um marco na capital. A mais organizada e charmosa da cidade. E só alcançou este status graças ao apoio da SEL. E não se trata apenas da questão financeira. Falamos também do exemplo de profissionalismo das pessoas envolvidas, de ambos lados. O aprendizado é contínuo e com tantas pessoas inteligentes e competentes trabalhando juntas o sucesso é e sempre será garantido.

É importante complementar a informação com a importante contribuição desta parceria no que abrange os empregos gerados direta e indiretamente com a realização da COPA CANDANGA. Pessoas dos mais variados campos de trabalho se beneficiam com as edições da copa Candanga. Malharias, fornecedoras de materiais esportivos, lanchonetes, pizzarias, vendedores ambulantes, empresas de transporte, sejam coletivos ou individuais. Equipes de marketing e tecnologia da informação. Muitos são os setores beneficiados. Atualmente a Liga não publica e nem convida mais equipes a participarem de suas competições. A competição já está enraizada no cenário brasiliense e já se tornou metas e sonho de consumo de atletas e entidades. As equipes já trabalham em seu planejamento estratégias e recursos técnicos e táticos para a participação na competição. Expectativas a cerca de uma nova edição já são geradas meses antes das datas de ocorrência do campeonato. Isto mostra o quão importante a COPA CANDANGA está para o futsal do DISTRITO FEDERAL.

EXECUÇÃO FINANCEIRA

Não houve necessidade de nenhum tipo de ajuste. O que foi planejado fora executado.

POSSIBILIDADE DE SUSTENTABILIDADE E CONTINUIDADE DAS AÇÕES QUE FORAM OBJETO DA PARCERIA

A liga Candanga é um projeto de mais de 19 anos de idade e pretende realizar muitas edições ainda de sua competição, por se tratar de um evento de grande sucesso. As ações dentro da liga sempre irão procurar atender as necessidades coletivas.

DIVULGAÇÃO DA PARCERIA

Conforme relatório apresentado pela própria SEL a Liga Candanga de Futsal do Distrito Federal já disponibiliza e não pretende retirar de seu site próprio: www.ligacandangadefutsal.com.br, banner com link direto para o site da SECRETARIA DE ESPORTES.

 

TÓPICOS ADICIONAIS

A liga Candanga aproveita este tópico para agradecer todo o apoio, presteza e profissionalismo de toda a equipe que trabalhou conosco nesta edição, em especial à Maria Helena e ao Leonardo, que foi sempre muito prestativo e colaborou para o bom andamento do projeto.

 

Com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, a LCFDF busca o sucesso dos anos anteriores.
Crystiane Sena

Vários Ginásios do Distrito Federal receberão os jogos da XXXII edição da Copa Candanga de Futsal, que conta com jovens e adultos de boa parte do DF e Entorno. O torneio será dividido em 150 equipes, cerca de 2.250 atletas distribuídos nas categorias: Sub 06/08/10/12/14/16/18/20 e adulto masculino e feminino.

O início e término da competição ainda está indefinido devio a crise pandêmica que assola o país e o mundo.

O Vice presidente da Liga Candanga de Futsal, Marcos Carvalho, falou sobre a evolução da competição no DF e Entorno.

“A liga está num crescimento contínuo, temos nos aperfeiçoado a cada edição que passa e percebemos também o crescimento das equipes, tanto em organização, qualidade e quantidade de atletas participantes”, comenta o diretor.

Marcos Carvalho exalta também o crescimento da competição e das equipes para fora das fronteiras do DF.

“Nossa meta é se tornar a maior liga do Centro Oeste, disciplinando e capacitando as equipes a trilhar seus caminhos rumo a competições nacionais e internacionais”, conclui o diretor.

A competição é organizada pela Liga Candanga de Futsal, que tem como presidente o professor William Cleber.