COPA VIRTUAL DAS TORCIDAS

UMA COMPETIÇÃO EM PLENA PANDEMIA

O momento é difícil, todos sabem. Muitas pessoas em casa, alguns em tele-trabalho, muitos sem trabalho, outros talvez com trabalho demais, tendo que se virar entre serviços domésticos, serviços do trabalho, aulas onlines, exercícios para manter a forma e ainda tendo que conviver com o vírus que assola a todos nós. E as nossas escolinhas de esportes, como estão? nossas academias, nossos professores e técnicos que vivem do esporte? Quase 5 meses fechados e enclausurados. Alguns se viram como podem, gravam vídeos, fazem as tão famosas lives e vídeo conferências e vão empurrando com a barriga uma realidade que parece não ter hora para acabar. Em meio a todo esse balburdio violento a Liga Candanga cansada de ver o esporte parado, baseado em projetos semelhantes vistos na internet, decidiu realizar a COPA VIRTUAL DAS TORCIDAS. O que era pra ser apenas uma enquete para apontar quem teria mais torcedores nas redes sociais se tornou um TURBILHÃO DE EMOÇÕES NUNCA ANTES VISTO NO FUTSAL DO DISTRITO FEDERAL. Não há palavras que possam ser ditas ou muito menos escritas que definam o que esta competição significou para todas as pessoas que estiveram envolvidas em quase 1 mês e meio de uma verdadeira competição, em meio a uma quarentena. Todo o Distrito Federal, boa parte do entorno de Brasília e muitas pessoas do Brasil todo e algumas do exterior, tomaram conhecimento da Liga Candanga de Futsal por meio das enquetes do Instagram e tomaram partido por uma equipe ou outra em votações expressivas numa luta desenfreada para chegar ao final das 24 horas de cada confronto sendo líder em votos. O regulamento que descartava os votos dos não seguidores da liga chegou a arrancar críticas de algumas pessoas, mas o resultado foi espantoso, e muito além das expectativas e das várias metas que foram traçadas e atropeladas a cada nova parcial de seguidores. O número absurdo de 16 mil e quinhentos seguidores alcançados em 40 dias de competição ultrapassou em muito o que havia previsto os organizadores do evento.

No início tínhamos aproximadamente 890 seguidores. Este valor me incomodava pois a Liga tem realizado um trabalho expressivo nas redes sociais, mas faltava algo. Mas, por mais otimista que eu fosse, o valor alcançado, foi inesperado.

 

Marquinhos Carvalho

 

A COMPETIÇÃO

Trinta e duas equipes masculinas e 32 equipes femininas duelaram entre si. O objetivo era possuir mais votos do que o adversário num período de 24 horas. Conforme as rodadas iam acontecendo o número de seguidores ia aumentando. A busca por votos ultrapassou seus próprios conhecidos e as parcerias e alianças iam sendo formadas. Pessoas que não se conheciam passaram a se conhecer. Alunos, atletas e suas famílias se mobilizaram e saíram da comodidade e encontraram na competição uma forma de torcer, de vibrar, de lutar, de competir, de se emocionar, afim de conseguir mais votos. Vídeos foram feitos, pessoas famosas interagiram, jogadores de futebol e futsal profissionais pediam votos para os times de seus amigos, cantores fizeram músicas e gravaram versos para pedir votos para uma equipe ou outra. No fim, restaram os finalistas. A equipe AJAX do Cruzeiro e Estrutural, do nosso mestre professor Alessandro Maciel, o Seco, embora obtivesse um número um pouco menor de votos do que a Gol de Placa do ilustríssimo professor Claudinei Oscar, acabou sagrando-se campeã da competição pois o regulamento descartava o votos dos não seguidores e isso fez com que nos votos válidos a equipe do AJAX ficasse na frente.

O que a Liga Candanga fez foi histórico, um absurdo, no bom sentido da palavra. Deixará um legado histórico para a cidade. Conseguiu em uma época tão difícil como a que estamos vivendo, em plena pandemia, criar uma competição que mobilizasse todo o DF e entorno. Isso ficará marcado para sempre. As pessoas vão se lembrar disso e contar para outras pessoas. Nunca pensei que fosse capaz de sentir uma emoção assim. Me senti dentro de quadra, disputando a final de um Campeonato, com o cronômetro a poucos segundos de zerar. Foi insano…

 

SECO.

 

Parabéns Liga Candanga, a melhor liga de Brasília e do Centro Oeste e uma das melhores do Brasil                                                                    Claudinei.

No competição feminina tivemos uma surpresa: uma equipe de fora do Distrito Federal e do entorno venceu a competição. A equipe mineira de Unaí, denominada Rio Preto, comandada por nosso amigo Rafael, derrotou a equipe do Ceilândia na Final. Além da equipe de Minas Gerais, tivemos também várias equipes do Goiás, e uma equipe de Mato Grosso. O número de equipes do DF não foi suficiente para completar os 32 participantes. Mesmo com a participação de equipes profissionais como Minas Brasília, Real e Cresspom, além do próprio Ceilândia, a Liga precisou contar com essas equipes de fora, e uma delas acabou vencendo.

 

…palavras não conseguem definir a grandiosidade dessa copa virtual, ao Marcos Carvalho e ao Camarão meus parabéns pelo grande trabalho, transformando a disputa do campo que não e possível no momento atual em uma emoção virtual que nos faz dar ao máximo de nos em busca da vitoria.

 

 

 

Rafael – Técnico da equipe

 

 

 

 

 

 

 

 

O mais importante foi a participação e interação das equipes, comissões técnicas, jogadores, torcedores, amigos e família. A Copa Virtual das Torcidas, provando a força que é o Futebol Feminino, nós números de votos das equipes participantes e o número de seguidores que a Liga Candanga de Futsal do Distrito Federal adquiriu. Parabéns também ao Ceilândia, uns dos clubes mais antigos do Futebol Feminino de Brasília no qual já revelou grandes atletas que hoje jogam em grandes Clubes do Brasil e de outros Paises e também da Seleção Brasileira. Parabéns a Liga Candanga pela iniciativa e pelo profissionalismo. Show

 

Camarão – Presidente da ADCBSB, parceira da Liga Candanga

 

 

Evidentemente que Brasília deixou a desejar no quesito união. Inegavelmente que a vitória do Rio Preto foi justa e honesta e eles não tem nada haver com isso, mas Brasília deu um verdadeiro mal-exemplo de desunião. Um estado que precisa se fortalecer, que briga e/ou reclama o tempo todo por melhorias, mostrou que se a união for um fator importante para o crescimento, ainda estamos muito longe de conseguirmos atingir nossos objetivos. Uma equipe de fora do DF venceu a competição organizada pelo DF… alguma coisa esta errada no nosso meio. Reitero que respeitamos a equipe do Rio Preto, venceu com méritos e de forma justa e limpa, mas no jargão antigo do futebol que diz: “Na nossa casa, quem manda é agente” no esporte feminino de Brasília, este dito popular não está tendo valor.

 

Primeiramente gostaria de parabenizar a equipe do RIO PRETO FC pelo comprometimento e a entrega neste pleito , vocês demonstraram que a união faz a diferença , se dedicaram do início ao fim para este feito , digno do meu respeito . 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Desejo sucesso e prosperidade para este projeto e que DEUS abençoe !!!! Parabéns, MERECIDO.

Por outro lado quero fazer um desabafo pessoal , não ia me expressar mas acho que se faz necessário, esta LIGA é uma LIGA de Brasília , onde nesta edição em sua maioria participaram times de Brasília, está competição só foi prova de que falta mais UNIÃO.

Abraços! Tmj

 

Nayeri Albuquerque – Presidente do Minas Brasília.

 

A Liga Candanga agradece o apoio e as palavras de todos, elogios são bem vindos e críticas construtivas também. Estamos trabalhando para um Futsal e um Futebol cada vez melhor e acima de tudo de OPORTUNIDADES.