ESCOLINHA CLEBER ALVES FUTEBOL SHOW
Data de Fundação: 23/01/2014
Professor responsável: Cleber Alves – CREF: 5436-G/DF
Prof. Luiz Carlos Felipe José
Estagiário: Carlos Lucas / Bryan Michel / João Paulo / Marcus Vinicius
Local: SESC CEILÂNDIA
Dia das Aulas:
Sábados: Horário: 8h20 as 11h40 – Categorias: 5 a 7 anos (8h10-09h50) – 08 a 12 anos (10h10- 11h50)
Terças e Quintas: Horário: 19h as 20h50 – Categorias: 5 a 7 anos ( 19h – 19h50) – 08 a 12 anos ( 20h – 20h50)
Contato:
Telefone: (061)9208.3438
Email: [email protected]
Instagram: cleberalvesfutshow
Facebook: [email protected]
Plano Pedagógico
Síntese
Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade.
Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. Temos no caso o futsal e o futebol, uma paixão nacional, além da profissão de professor que fascina as crianças, proporcionando assim subsídios para seu desenvolvimento como cidadão.
Justificativa
O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futsal e futebol society, como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.
Introdução
O Intuito da escolinha, cujo grande objetivo é contribuir, de forma eficaz, no processo de inclusão social das crianças e adolescentes por meio da prática esportiva, destaca-se pela importância do esporte para a formação e desenvolvimento de valores humanos fundamentais indispensáveis ao pleno desenvolvimento das atitudes físicas, intelectuais e morais do ser humano, em função da melhoria de sua qualidade de vida. Destaca ainda o papel do esporte para a aproximação das pessoas, para o cultivo da solidariedade e da fraternidade, o respeito e a compreensão recíprocos.
Tornando-se mais incluso e democrático, o esporte combate o ócio, que leva, entre outros males, à criminalidade e ao uso de drogas.
Pressupostos Teórico-Metodológicos
Conhecimento
A escolinha C.A Futebol Show, tem seus pressupostos fundamentados numa reflexão da realidade dos projetos esportivos no Brasil, vinculados ao contexto histórico cultural. Neste sentido, consideramos que a sociedade atual tem constantemente buscado atender as necessidades, cada vez mais crescentes, de crianças e jovens por uma educação inovadora que permita a formação concreta e participante. Neste sentido, RIBEIRO e MACIEL (2003) afirmam que a educação no Brasil tem alimentado discussões no meio acadêmico, político e social na busca de respostas às necessidades educativas e formativas frente às transformações vividas pela sociedade como um todo. Reformas, inovações, tendências, produção acadêmica, formação docente, escolarização, entre outros, têm sido objeto de estudo, com vistas à melhoria da qualidade da educação.
Assim, de acordo com estes aspectos sociais e observando as necessidades de crianças e jovens geradas pela sociedade brasileira, a proposta da escolinha, é oportunizar a desmontagem do conhecimento para a renovação da própria visão de mundo do indivíduo e do ser social que ele representa.
Educação
Assim, a escolinha tem como alicerce que atividades esportivas como educação seja qual for e onde for (na escola, na escola especializada ou no clube), é bom quando os princípios (modos de pensar) encaminham métodos (modos de agir) suficientemente adequados para que o aprendizado de dentro da quadra e do campo.
Define-se como contexto sócio-histórico e cultural como um espaço de interação e de confluência das estruturas sócio-político-econômicas e culturais nos níveis global e local em que os sujeitos, de forma crítica, possam integrar em contextos mutantes, em benefício de uma coletividade. Define-se como contexto sócio-histórico e cultural como um espaço de interação e de confluência das estruturas sócio-
Ciência
Para a escolinha, ciência é o conjunto de experiências que através de métodos, normatizados ou não, produzem conhecimentos específicos e pontuais. O principal objetivo desta “ciência” como forma de conhecimento aqui colocada, é a busca da melhoria, na prática, de atividades que promovam e produzam o crescimento humano de forma integral.
Mas se a ciência é uma das formas de conhecimento, ela é, indubitavelmente, entre toda a forma mais valorizada e por isso privilegiada de conhecimento. Por isso, socialmente a ciência impõe-se não tanto pelo que ela é, mas, sobretudo pelo que faz e permite fazer, isto é, ela é socialmente reconhecida pelas suas consequências, bem visíveis no quotidiano do homem, permitindo-lhe agir eficazmente sobre as coisas, controlá-las e dominá-las.
Esporte
O esporte é, sem dúvida, o fenômeno cultural que sofreu maiores transformações neste século. Desde a sua criação, como esporte moderno pelos ingleses no século passado, até os dias de hoje, o esporte evoluiu na sua gestão, métodos de treinamento, tipos e modalidades esportivas, assim como adaptou às suas formas prático-organizativas com o objetivo de torná-lo acessível a todos os grupos da população que desejassem praticá-lo. O esporte não existe mais o singular – esporte de competição – mas sim existe no plural, haja vista as diversas manifestações desta prática em nossa sociedade – esporte para o tempo livre e lazer; esporte escolar; esporte adaptado ou para o portador de deficiência.
Hoje, o esporte e a prática regular de atividades físicas são vistos como instrumentos de desenvolvimento humano e de melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade, devendo ser assegurados a todas as pessoas, independente de idade, de gênero ou de raça.
Competências como a de “saber ser” e “saber estar” (MESQUITA, 1997) resgatam a educação e o comportamento requeridos dos indivíduos na sociedade atual.
Processo de ensino-aprendizagem-treinamento
O profissional atuante na área da educação, em suas diversas manifestações, deve ser um sujeito participativo e reflexivo, colocando-se no lugar do aluno para entender o processo que está ocorrendo, compreender como o aluno é, quais modificações estão sendo realizadas em seu meio com a participação na Escolinha. Deve estabelecer, assim, um ambiente motivador para oferecer ao aluno uma aprendizagem que seja significativa e que propicie uma relação de trocas, pois parafraseando FREIRE (1996), o ensino é um constante ensinar aprendendo e aprender ensinando, é um ir e vir de conhecimento gerado no momento da relação professor/aluno, professor/pais.
Desta forma, com a contextualização do conteúdo o aluno tem maior facilidade de relacionar-se com o profissional que oportuniza a exposição de suas ideias sem restrições. Por meio da relação professor/aluno se transmite o conhecimento e se privilegia a aprendizagem do aluno através do professor e do professor através da reflexão que o aluno lhe permite.
Além de todas as atribuições que lhe cabem, o professor ainda deve ser observador e ouvinte para perceber a vivência do aluno e as experiências que ele traz à aula.
Objetivo Geral
A Escolinha Cleber Alves Futebol Show, tem como objetivo geral viabilizar a formação integral do ser humano, por meio da educação, saúde, cultura e esporte, potencializando talentos e estimulando o indivíduo cidadão à busca da qualidade de vida e da sua realização.
Objetivos Específicos
Desenvolver um trabalho em grupo voltado para formação da cidadania, educação e qualidade de vida de crianças e jovens;
Oportunizar a crianças e jovens a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas regulares;
Promover a formação física e cognitiva de crianças e jovens, além de estimular o desenvolvimento físico e intelectual individual e coletivo através da prática de atividade física;
Capacitar a criança e o jovem para a prática desportiva em equipe, no âmbito competitivo, saudável e natural;
Fomentar o desenvolvimento de possíveis atletas, contribuindo para o descobrimento de novos talentos.
Público-Alvo
Crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre 5 a 17 anos, regularmente matriculados exclusivamente na unidade do SESC Ceilândia
APOIO:
- Leagues
- COPA IND. SUB 07 B, COPA IND. SUB 11 B, Sub 08 – B, Sub 10 – C, Sub 12 – C
- Temporadas
- COPA INDEPENDÊNCIA, XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
Técnico Clebinho
- Time Atual
- C.A. FUTSHOW
Resultados
5 - 3COPA IND. SUB 11 B
COPA INDEPENDÊNCIA
G 12 SPORT CLUB vs C.A. FUTSHOW |
2 - 0COPA IND. SUB 11 B
COPA INDEPENDÊNCIA
CID CEILÂNDIA SUL vs C.A. FUTSHOW |
1 - 1COPA IND. SUB 07 B
COPA INDEPENDÊNCIA
BATISTA vs C.A. FUTSHOW |
10 - 3COPA IND. SUB 11 B
COPA INDEPENDÊNCIA
ABARKA vs C.A. FUTSHOW |
1 - 5COPA IND. SUB 07 B
COPA INDEPENDÊNCIA
C.A. FUTSHOW vs CID CEILÂNDIA SUL |
8 - 0COPA IND. SUB 07 B
COPA INDEPENDÊNCIA
C.A. FUTSHOW vs JUVENTUDE DF |
2 - 4Sub 08 – B
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs G 12 SPORT CLUB |
1 - 5Sub 10 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs G 12 SPORT CLUB |
1 - 4Sub 12 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs ALEX FUTFSA |
1 - 4Sub 08 – B
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs TAGUATINGA |
1 - 4Sub 10 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs TAGUATINGA |
13 - 1Sub 10 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
OLÍMPICO VIZINHANÇA vs C.A. FUTSHOW |
2 - 1Sub 08 – B
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs TOQUE DE CRAQUE |
2 - 3Sub 12 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs JUVENTUDE DF |
4 - 1Sub 12 – C
XXXI COPA CANDANGA DE FUTSAL
LAERTE CORR.SEG/BRB vs C.A. FUTSHOW |
6 - 3XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW vs GOL DE PLACA |
W - OXXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW X BRASÍLIA FUTSAL |
8 - 1XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
BARBOSA X C.A. FUTSHOW |
08:02C.A. FUTSHOW |
4 - 0XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
AJAX X C.A.FUTSHOW |
9 - 0XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
GOL DE PLACA X C.A. FUTSHOW |
3 - 7XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A.FUTSHOW X NOVA GERAÇÃO |
3 - 3XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW X CESEA A |
12 - 1XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
SHALKE 12 X C.A. FUTSHOW |
2 - 5XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
PROJEÇÃO X C.A. FUTSHOW |
6 - 1XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
BRASÍLIA FUT ART X C.A. FUTSHOW |
6 - 0XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
TAGUATINGA vs C.A. FUTSHOW |
O - WVIII Copa Candanguinha de Futsal
C.A. FUTSHOW X COLÉGIO BATISTA |
13 - 0VIII Copa Candanguinha de Futsal
GOL DE PLACA X C.A. FUTSHOW |
7 - 2VIII Copa Candanguinha de Futsal
BRASÍLIA FUT ART X C.A. FUTSHOW |
5 - 1XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A. FUTSHOW X DRIBLES/SAMBOLA |
0 - 6XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
JUVENTUDE DF X C.A. FUTSHOW |
1 - 1XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
COLÉGIO BATISTA X C.S. FUTSHOW |
2 - 1XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
CID CEILÂNDIA SUL X C.A FUTSHOW |
4 - 2XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
ALEX FUTFSA X C.A.FUTSHOW |
7 - 0XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A.FUTSHOW X VIZINHANÇA |
4 - 1XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
TAGUATINGA X C.A. FUTSHOW |
4 - 6XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
C.A.FUTSHOW X MINAS CADIM |
5 - 2XXX COPA CANDANGA DE FUTSAL
MINAS CARDIM X C.A. FUTSHOW |